Recalcatti participa de debate sobre educação básica na UFPR

O deputado Delegado Recalcatti (PSD) participou na manhã desta sexta-feira, 08, da solenidade de abertura da apresentação do projeto “Instituto de Interação Universidade e Escola”, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Formação Profissional, da Universidade Federal do Paraná. O objetivo do projeto é formatar a participação da UFPR nos debates a respeito da Base Nacional Curricular Comum, a BNCC, que se encontra em pleno andamento em todo o país definindo o conteúdo da educação fundamental e do ensino médio.

Por proposição do deputado Delegado Recalcatti e da Comissão de Educação, a Assembleia Legislativa também reuniu há duas semanas educadores, professores, estudantes e pedagogos para discutir uma proposta de aplicação da BNCC no Paraná durante o Seminário da Educação Básica, em parceria com a Uninter. Durante três dias, eles elaboraram documentos com sugestões para o Ensino Médio nas áreas de Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens; Matemática e Formação Profissional.

“Os documentos que nós elaboramos nos debates da Assembleia serão encaminhados aos Conselhos Estadual e Nacional de Educação, além do Ministério da Educação”, afirmou Recalcatti. Segundo ele, o Seminário da Educação Básica tomou uma dimensão “significativa por conta da qualidade das participações, com profissionais das universidades públicas e privadas, em especial, da UFPR”. Para o parlamentar, é fundamental que, além do mundo acadêmico, as demais instituições, como a Assembleia, participe da construção de um novo modelo de educação básica.

“Como parlamentar e servidor público, sinto-me extremamente feliz de contribuir com esse processo muito importante para a educação no Paraná”, afirmou. Participaram da solenidade o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; os pró-reitores de Graduação e Educação Profissional, Eduardo Salles de Oliveira Barra, de Extensão e Cultura, Leandro Franklin Gorsdorf, e de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco de Assis Mendonça; e a representante da Secretaria de Educação, Meryna Rosa.