Encontro do PSD Mulher em Maringá Impulsiona o Protagonismo Feminino no Paraná

Mais de 50 lideranças se filiam ao partido em um evento com mais de 1500 participantes

No dia 19 de outubro, a cidade de Maringá, no Paraná, foi palco de mais um encontro da caravana pessedista. O PSD Mulher PR, sob a liderança da presidente Sandra Duda, foi calorosamente recebido pela coordenadora regional de Maringá, Akemi Nishimori, que também foi a organizadora do encontro. O evento reuniu mais de 1500 pessoas e contou com a mobilização do deputado federal Luiz Nishimori, e com o apoio do prefeito de Maringá, Ulisses Maia, do presidente do PSD Maringá, Francisco Favoto, e de outras lideranças políticas da região. O encontro foi prestigiado por mais de 50 prefeitos pessedistas, centenas de vereadores, vereadoras e vice-prefeitos da região e se destacou por receber mais de 50 novas filiadas que foram representadas em ato cerimonial simbólico por lideranças femininas da cidade: Terezinha Pereira, Secretaria Municipal da Mulher do município; Mirian Scabora, Vice-Presidente do Provopar; Adeliney Denez da Silva, Assessora de Assuntos Comunitários; Ana Carolina Carnelossi, Gerente da Vigilância Sanitária de Maringá; Caroline Zanetti, Diretora de Políticas Públicas da Secretaria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Maringá; Ana Claudia Gomes Bergamaschi, Diretora de Assuntos Comunitários; Clarice Chimirri, Diretora da Agência do Trabalhador de Maringá.”As mulheres pessedistas também tiveram a oportunidade de assistir à palestra ‘Mulher em seu Lugar: A Vez do Protagonismo Feminino na Política Brasileira’, com a advogada eleitoral Francine Nishimori, que é integrante da comissão de direito da OAB Rio de Janeiro e especialista em direito eleitoral pela Escola de Direito de Brasília no Instituto Brasiliense de Direito.
Akemi Nishimori, coordenadora regional do PSD Mulher na região de Maringá. Além de já ter disputado eleições como vice-prefeita e prefeita, Akemi chefiou as secretarias regionais de trabalho e desenvolvimento, e da família no município. Ela também fez parte da COHAPAR e hoje integra a equipe da Casa Civil.
Akemi é conhecida por seu espírito empreendedor, juntamente com seu esposo, Luiz Nishimori, os quais fazem um trabalho excepcional junto às entidades nipo-brasileiras e ao asilo Wajunkai. Ela é filha de uma das famílias pioneiras de Maringá, Kenji Ueta e Yoshico Ueta, sendo o primeiro fotógrafo da cidade. Akemi aprendeu com seu pai o valor de preservar o passado e construir um novo futuro.

Caravana do PSD Mulher PR – Esses encontros fazem parte da caravana pessedista do PSD Mulher, lançado em 2022, somos mais de 15 mil mulheres e contamos com um público de mais de 10 mil mulheres.

O PSD Mulher Paraná é um dos maiores partidos e mais atuantes dentro do cenário político no estado e vem crescendo exponencialmente com um objetivo de aumentar a representatividade feminina nas eleições municipais do ano que vem. Das 39 prefeitas eleitas, 18 são do PSD, representando mais de 45% das prefeituras comandadas por mulheres. Além disso, existem 9 vice-prefeitas e 91 vereadoras. No ano de 2022, o PSD PR elegeu 2 deputadas federais: Luísa Canziani e Leandre Dal Ponte que atualmente é Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná e 2 deputadas estaduais: Cloara Pinheiro e Márcia Huçulak.

Compromisso com a Igualdade de Gênero – Para o governador do Paraná e presidente do Partido Social Democrático do Paraná (PSD PR), Carlos Massa Ratinho Junior, o ganho de protagonismo feminino na política, assim como em outras áreas da sociedade, é um processo que deve ser liderado pelas próprias mulheres. “As mulheres possuem um olhar social mais aguçado. São guerreiras que ajudam a melhorar o Paraná e a acabar com um processo cultural histórico da política brasileira, que é o protagonismo exclusivo dos homens”, afirma.

Neste ano, o PSD PR estabeleceu a meta de garantir que as comissões provisórias municipais tenham pelo menos 30% de participação feminina, contribuindo para o avanço da igualdade de gênero em todo estado, nas esferas partidárias. Essa medida foi acrescentada ao manual de procedimentos do Diretório do PSD no Paraná, promovendo um ambiente mais inclusivo e igualitário. Atualmente, a família pessedista é composta por mais de 37 mil pessoas filiadas ao PSD no Paraná, sendo especialmente gratificante observar que mais de 38% são mulheres.

A presidente do PSD Mulher PR, Sandra Duda, também é membro da comissão executiva Nacional e estadual do Partido Social Democrático do Paraná (PSD PR) e faz parte do grupo de fundadores do PSD. Sob sua coordenação no PSD Mulher PR, o diretório estadual testemunhou o crescimento do número de filiadas, passando de 6 mil em 2016 para mais de 15 mil mulheres em 2022, representando um aumento positivo de quase 63% nos quadros femininos em apenas seis anos.

Os comentários estão fechados.