PSD estabelece meta de 30% de participação feminina em comissões municipais do Paraná

O Diretório Estadual do Partido Social Democrático (PSD) do Paraná estabeleceu um compromisso visando aumentar a presença de mulheres na política e promover a igualdade de gênero. O objetivo é garantir que as novas comissões provisórias nos municípios paranaenses sejam constituídas com ao menos 30% de participação feminina, contribuindo para pautas sobre o avanço da igualdade de gênero em âmbito local.

A meta sobre o percentual mínimo de mulheres nas comissões foi acrescentada ao manual de procedimentos do Diretório do PSD no Paraná, destinado às comissões provisórias municipais, medida que também já foi adotada em nível estadual. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que, apesar do avanço nos últimos anos, a participação feminina na política brasileira está limitada a 18% dos ocupantes de cargos eletivos.

No Paraná, o PSD se destacou ao lançar o maior número de candidatas nas últimas eleições municipais, realizadas em 2020. Entre prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras, foram 1.287 concorrentes, 294 a mais do que o segundo partido neste quesito, representando 10,34% do total de todas as mulheres que concorreram ao pleito no Estado no ano.

O reflexo disso foi o aumento da representatividade das mulheres pessedistas no cenário político do Paraná. O número de prefeitas filiadas ao partido passou de duas para 13 entre 2016 e 2020, enquanto a quantidade de vice-prefeitas dobrou no período, passando de quatro para oito. Entre as vereadoras, o aumento foi de 175% em quatro anos, subindo de 33 para 91 parlamentares municipais.

Para o governador do Paraná e presidente do PSD no Estado, Ratinho Junior, o ganho de protagonismo feminino na política, assim como em outras áreas da sociedade, é um processo que deve ser liderado pelas próprias mulheres. “As mulheres possuem um olhar social mais aguçado. São guerreiras que ajudam a melhorar o Paraná e a acabar com um processo cultural histórico da política brasileira, que é o protagonismo exclusivo dos homens”, afirma.

“O Paraná tem grandes prefeitas e gestoras e as mulheres estão, a cada eleição que passa, ocupando espaços mais relevantes. Com a voz mais ativa delas, nós, homens, temos a oportunidade de ouvir e aprender, copiando gestões humanas, voltadas para melhorar a vida das pessoas”, acrescenta Ratinho Junior.

BANCADAS TAMBÉM CRESCEM

Atualmente, o PSD conta com duas parlamentares eleitas para representar o Paraná na Câmara Federal: a deputada federal Luísa Canziani, que foi eleita presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação; e a deputada federal Leandre Dal Ponte, que se licenciou do cargo para assumir a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná.

Na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), quem representa as mulheres pessedistas são as deputadas estaduais Cloara Pinheiro, que desde o início do seu mandato assumiu a Procuradoria Especial da Mulher da Alep; e a deputada estadual Márcia Huçulak, candidata mais bem votada do Paraná entre todas as mulheres e a mais votada na cidade de Curitiba entre todos os candidatos.

Segundo a presidente do PSD Mulher PR, Sandra Duda, o resultado é fruto, em especial, das ações de estímulo às filiações de mulheres no partido. Sob a coordenação do PSD Mulher PR, o diretório estadual viu o número de filiadas saltar de 8.780 em 2016 para 14.301 em 2022, uma variação positiva nos quadros femininos de quase 63% em apenas seis anos.

“Queremos mais mulheres na política, o que só ocorrerá de forma mais ampla a partir do momento em que elas participarem ativamente de todas as instâncias decisórias partidárias”, afirma Sandra.

Os comentários estão fechados.