PSD Mulher realiza formação política para lideranças femininas

A imersão reuniu mais de 120 participantes e resultou na elaboração da agenda de futuro, uma atividade de co-construção, para as mulheres pessedistas.

O PSD Mulher e o Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper realizaram o curso: Formação Política para Mulheres Líderes, em São Paulo (01 a 02 de dezembro). A imersão foi realizada, com duração de 3 dias, foi delineada com o objetivo de potencializar as atividades das representantes femininas nas arenas públicas e políticas. 

A formação contou com a participação de mais de 120 mulheres líderes, entre elas parlamentares em exercício do mandato (deputadas federais e estaduais) e suplentes, coordenadoras de 27 diretórios regionais e professoras oriundas de 26 Estados e do Distrito Federal. 

A jornada, que contou com a carga horária total de 24 horas, foi delineada pela Coordenadora Nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antônio, em parceria com o corpo docente do INSPER, formado somente por mulheres: Allyne Andrade, Ana Diniz, Bianca Tavolari, Juliana Inhasz, Laura Muller e Tatiana Iwai que abordaram temas, tais como: gênero, liderança e democracia. “Ampliar, de forma qualificada, a participação feminina na política é um dos objetivos do PSD Mulher”, afirma Alda.

Lideranças femininas paranaenses – A Coordenadora do PSD Mulher PR, Sandra Duda, participou do curso junto com as deputadas estaduais Márcia Huçulak (Curitiba) e Cloara Pinheiro (Londrina); da ex-vereadora pelo PSD e Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Jaguariaíva, Sandra  Negrini e da professora e assessora da Casa Civil de Maringá, Akemi Nishimori que participaram com o objetivo de fortalecer suas ações nos espaços decisórios e nos espaços de poder. 

O PSD Mulher PR – Neste ano o PSD Mulher PR iniciou o projeto: “Caravana Pessedista” que  contou com o apoio do presidente estadual da sigla no Paraná, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, das lideranças e comissões executivas locais. Ratinho Junior defende a ampliação da bancada feminina como instrumento de renovação e qualificação parlamentar.

A caravana foi conduzida pela coordenadora estadual, Sandra Duda com foco no apoio ao protagonismo feminino na política  e com o objetivo de realizar filiações partidárias, instaurar núcleos femininos e promover maior participação de candidaturas nas eleições de 2022. 

Os encontros foram realizados em 13 cidades paranaenses (nos quatro cantos do estado) e reuniu mais de 5 mil mulheres, resultando em 40% de novas filiações. Atualmente, somos 14.622 filiadas pessedistas das 4.457.137 eleitoras do Paraná.

Em 2022, o PSD lançou 23 candidatas (10 federais e 13 estaduais). Elegeu duas deputadas estaduais, Cloara Pinheiro e Márcia Huçulak que, por sinal, obteve a maior votação entre as candidatas do Estado, com 75.659 mil votos e também reelegeu duas deputadas federais, Leandre Dal Ponte e Luíza Canziani, que fazem parte da bancada feminina composta de 91 deputadas, do total de 513 vagas. 

“Nós, mulheres, formamos quase 53% do eleitorado e realizamos múltiplas funções. Somos mães, filhas, esposas e profissionais em todos os setores. Queremos ocupar cada vez mais os espaços de poder, sempre de maneira a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou Sandra.

O PSD no Paraná – O PSD está presente nos 399 municípios do Paraná, possui 36.812 filiados, é presidido pelo governador (reeleito), Carlos Massa Ratinho Júnior e foi a sigla que mais cresceu nas últimas eleições municipais. Das 39 prefeituras comandadas por mulheres, 12 são do PSD, além de 91 vereadoras.

Atualmente, o PSD PR soma a maior bancada de deputados na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), com 15 deputados estaduais, e a maior bancada de deputados federais pessedistas são paranaenses (7). 

Os comentários estão fechados.